Nome Científico: Labidochromis caeruteus
Origem: Lago Malawi - Mbunas
Dimorfismo Sexual: Os machos tendem a ser mais corpulentos com as cores mais vivas, sendo as riscas pretas mais intensas. Os "egg spots" também podem ajudar na diferenciação. As fêmeas são mais pequenas e com cores mais esbatidas. Por vezes é difícil distinguir machos dominados das fêmeas.
Comportamento / Sociabilidade: É dos mbunas mais pacíficos tendo uma boa relação com todos os outros tipos de mbunas. No entanto a sua passividade pode trazer complicações com espécies ferozes, pelo que deverá haver uma escolha cuidada de espécies com agressividade semelhante.
Temperatura: 23º a 28º C.
Água: pH 7.8 a 8.6. dH 4 a 8.
Alimentação: É uma espécie omnívora e, por isso, é recomendável uma alimentação variada. Ainda assim a dieta deverá ser rica em vegetais, pelo que toleram perfeitamente flocos e granulado próprios para Mbunas. A comida congelada também é adequada desde que ponderada em proteína.
Reprodução: Incubador bocal maternal. O acasalamento realiza-se num local para onde o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos giratórios sobre os ovos depositados. No ritual, a fêmea deposita ovo a ovo no solo, o macho fertiliza-o e a fêmea coloca-o na boca dando início à incubação. Ao fim de 10 dias os ovos eclodem mas a fêmea irá protegê-los na sua boca durante mais 15 dias. No final do período de incubação os alevins são libertados, completamente formados e auto-suficientes para procurarem a sua própria alimentação. O número de ovos por cada incubação depende do tamanho da fêmea sendo normalmente entre 15 e 30.
Fontes : AquaLover