Peixe Leão ( Lionfish )



O peixe leão pertence à família Scorpaenidae, e como tal, é um peixe venenoso. Ele possui diversos espinhos nas nadadeira dorsais, capazes de injetar veneno. Felizmente, o veneno não é fatal aos seres humanos, mas pode causar desde dor e inchaço a fortes reações alérgicas, exigindo hospitalização da vítima. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de fazer manutenções no aquário.

O veneno do peixe-leão, entregue através de um conjunto de até 18 barbatanas dorsais em forma de agulha, é puramente defensiva. Ele se baseia em camuflagem e velozes reflexos para capturar presas, principalmente peixes e camarão. A picada de um peixe-leão é extremamente doloroso para os seres humanos e pode causar náuseas e dificuldades respiratórias, mas raramente é fatal.

Peixe-leão, também chamado de peixe peru, peixe-dragão e peixe-escorpião, são nativos para os recifes e fendas rochosas do Indo-Pacífico, embora eles já encontraram o caminho para aquecer habitats oceano em todo o mundo.

O maior dos Lionfish pode crescer até cerca de 15 polegadas (0,4 metros) de comprimento, mas a média é mais próximo de 1 pé (0,3 metros).

Lionfish são populares em algumas partes do mundo, como comida, mas são muito mais valorizada no comércio do aquário. Seus números populacionais são saudáveis ​​e sua distribuição está crescendo, causando alguma preocupação nos Estados Unidos, onde alguns sentem o sucesso desta espécie não-indígenas apresenta perigos humanos e ambientais.

Dieta: Carnivore
Esperança de vida média em estado selvagem: Até 15 anos
Tamanho: 11,8-15 em (30 a 38 cm)
Peso: Até 2,6 lbs (1,2 kg)

Você sabia ?

Um peixe-leão, muitas vezes, espalhar suas nadadeiras peitorais de penas e rebanho pequeno peixe em um espaço confinado onde ele pode mais facilmente engoli-los.
Tamanho em relação a uma xícara de chá:

Lindo? Perigoso? Colorido? Venenoso? Exótico? Destruidor? Na Ásia, o peixe-leão é tudo de bom. No Caribe, ele se transformou em tudo de mau.

Na imensidão do oceano, a diversidade de espécies atrai a atenção dos mergulhadores. São sempre muitos apelos de cor e de formato. Mas uma beleza específica tem tirado o sono de pesquisadores, pois pode causar desequilíbrio na fauna local onde aparece. Este é o caso do peixe-leão (Pterois volitans). Além de ser uma espécie carnívora e venenosa, ela foi introduzida indevidamente no sul da Flórida (Estados Unidos), procriando-se feito praga no oceano Atlântico (é natural do Índico e do Pacífico). Por conta disso, agora ameaça os demais países do continente americano. E há que se dizer: o peixe-leão já foi avistado em águas brasileiras.

Fontes : Globo , Uol , Info Aquáticos.
←  Anterior Proxima  → Página inicial