ESPADA



Outro peixe bastante conhecido é o peixe espada. Ele leva esse nome pelo fato de que o macho  possui a nadadeira caudal em forma de espada, e é através dela que o macho se difere da fêmea,  sendo também, a fêmea maior e com a cor menos brilhante.
Os peixes espadas são muito sensíveis a baixas temperaturas e a doenças, por isso é importante  manter o aquário bem iluminado e com a temperatura entre 22° e 26°. Também deve-se manter a  água com um pH entre 7,2 e 7,4 e levemente dura.
Eles são bastante conhecidos pelos seu belos saltos, por esse motivo é muito importante manter o  aquário bem fechado para evitar que os peixes pulem para fora dele. E, dependendo do tamanho do  seu aquário, não coloque mais de um macho, porque eles costumam se estranhar. Eles são  peixes pacíficos mas podem molestar peixes de movimentos mais lentos.
A reprodução dos espadas é bem fácil, e a fêmea pode guardar o espermatozoide do macho por  até 4 partos mais ou menos.
Os alevinos já nascem nadando e é importante separar a fêmea dos outros peixes antes do parto,  para evitar dos peixes comerem os filhotes.
é bem fácil saber se a fêmea está grávida, normalmente ela apresenta uma mancha negra na base  do oviduto, é esse o sinal de que ela está prenha.
Embora os Espadas sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Espada:
Nome popular: 
São conhecidos com o nome de Espada
Nome científico: 
Foi batizado de Xiphophorus helleri
Origem:
São peixes nativos da América Central (Sul do México), Guatemala e Honduras
Temperatura: 
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Espada, a água deve estar entre 20°C e 27°C,  mas de preferência manter em 27°C.
Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.2 a 7.4, com um dH de 8.
Alimentação:
Os Espada tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:  Tubifex, pulga d´agua, alimentos secos e vegetais (espinafre cozido e alface crua), entre  outros.
←  Anterior Proxima  → Página inicial